Tópico: Caminho Portugês - 7, 8 e 9 de 2012  (Lida 11571 vezes)

anarciso

• Peregrino entusiasta
  • Popularidade: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Caminho Portugês - 7, 8 e 9 de 2012
« Responder #15 em: Junho 13, 2012, 12:24:39 »
 2º Dia
Ora no segundo dia levantei-me com alguma preocupação quanto ao estado físico da Rita, pois eu sei que a segunda etapa é um bocado exigente tanto para o físico como para o mental, fui tomar o pequeno-almoço , pagar, carimbar e pareceu-me que o pessoal  estava animado inclusive a lesionada, la arrancamos, paragem na ponte velha para a foto da praxe depois no albergue e bora lá que se faz tarde, o pessoal  que veio na frente no dia anterior lá foi no mesmo andamento e só o voltei a ver em Ponte Vedra, eu sabia que com alguns elementos do grupo não seria fácil chegar a Ponte Vedra,  foi nesse momento pensei  que pelo menos os da frente iriam chegar a horas decentes e foi ai que elevei a moral e elevei-a tanto que passei o resto do dia (e da noite) muito bem disposto posso dizer que cheguei à noite até me doía o abdómen de tanto rir, mas vamos lá ao resto da etapa. Paramos na lojinha antes da Labruja para abastecer e lá fomos para um enorme passeio pedestre, foi um fartote aquelas subidas escarpadas com as biclas às costas,  fotos com fartura das figuras que cada um ia fazendo, o João a correr a traz da pera serra a baixo, e as bocas que se mandava ao passar-mos  por outros peregrinos, resumindo foi um grande momento a passagem da Labruja, depois a descida onde o outro queria matar o velho etc… só vergonhas, antes de Valença ainda a Rita se perdeu o Carlos furou, o João faltava-lhe o ar (não largues o tabaco não) e foi quando chegamos a Valença que conclui que iriamos chegar (se chegasse-mos) a Ponte Vedra muito tarde, pois eram 16:00h quando fomos almoçar à entrada de Valença, mas pronto lá almoçamos e passamos a fronteira com mais uns carimbos em Tui, sempre num andamento mais ou menos certo lá chegamos à feia zona industrial do Porrino, depois com mais ou menos dificuldade lá chegamos a Redondela e foi a partir daqui que a coisa azedou ainda deu tempo para aturar um peregrino quase em coma alcoólico numa das paragens que fizemos para comer e a seguir aquela subida arrumou com alguns, lá enfiamos uns açucares e mais uns géis e tudo o que havia, chegados a Pontesampaio era praticamente noite, e decidi que iria-mos por estrada, pelo menos tínhamos alguma luz, só que a estrada era uma secundária e até apanhar-mos a estrada principal ui, ui qual subida das Necessidades na Arrábida, foi com cada parede que a cada curva o pessoal olhava e pensando que já estava feita aparecia outra ainda pior, foi nessa altura que temi pela minha vida pois pensei que a qualquer momento algum me mandava pela serra a baixo, havia menino que já não me podia ouvir heheheheheh, e foi assim que chegamos à estrada principal onde dizia Ponte Vedra 5Km, foram os 5Km mais rápidos da vida de todos. Chegamos cerca das 11:45H (Espanholas) foi tomar banho e sair para um Jantar rico em gordura de tal ordem que no outro dia de manhã ainda estava enjoado.
Posso dizer que foi a 4ª vez que fiz esta etapa e foi o dia em que demorei mais tempo mas também foi  a que me diverti mais, e isso só foi conseguido porque logo de manhã interiormente tomei a decisão de acompanhar esta malta até Ponte Vedra, desse por onde desse, confesso que tive alturas em que senti a responsabilidade a subir mas tentei sempre controlar a ansiedade e o algum receio que senti. Correu bem, mas quando pensarem em meter-se noutra igual tenham atenção ao que o Godinho disse anteriormente, levem isto a sério pois são coisas para a malta se divertir mas ao mesmo tempo muito sérias, treinem muito e antes de ir façam etapas semelhantes perto de casa para aferir a condição física.
 Agora algumas fotos e amanhã há o 3º dia.

« Última modificação: Junho 13, 2012, 12:41:04 por anarciso »
Cumprimentos
António Narciso
Caminho Português-Porto Santiago- 2009,2010,2011,2012 e 2013 novamente em 2014 Caminho Francês para Santiago em  2015

Paulo Sergio

• Peregrino iniciante
  • **
  • Popularidade: +0/-0
    • Ver Perfil
« Responder #16 em: Junho 13, 2012, 14:49:01 »
Pela primeira vez fiz 3 dias em cima da bicicleta com o acumulado que foi , penso que perto de 5000 e tal metros de subida,  provavelmente outro tanto ou quase de descidas brutais que pela primeira vez tambem, as fiz a rasgar como se não houvesse amanhã, e tenho logicamente de agradecer ao Mestre, que começou ha um ano a picar-me para ir a santiago, mais precisamente no primeiro que andei com este grupo. Agradeço-lhe principalmente pelo segundo quando me veio buscar, no precisomomento que eu não dava um passo nem para a frente nem para trás. Relativamente ao grupo dos 6, epá, pouco há a dizer, andamentos mais fortes, fora do espirito da coisa, mas o importante no meio disto tudo, penso eu, é o facto de terem saido 17 do Porto e de terem chegado 17 a Santiago, de salientar que sempre que chegavamos, eramos felicitados pelo grupo da frente que tinha chegado 1 ou 2 horas antes.

Obrigado Mestre pelo caminho e pela organização

Paulo Sergio

• Peregrino iniciante
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #17 em: Junho 13, 2012, 14:53:45 »
Narciso, não foste pela ribanceira abaixo, porque não te conseguimos apanhar, senão a esta hora estavas um bocado amarrotado,  ;D ;D ;D ;D ;D

Escorpião

• Recém-chegado
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #18 em: Junho 13, 2012, 21:16:49 »
isso é batota cortar caminho ;D , mas percebe-se antes isso que ficarem perdidos na escuridão no meio do nada, e afinal fez falta levarem as lanternas e uns coletes reflectores na mochila.

esse prato de frango com batatas fritas tá com bom aspecto, já ia.

psi20

• Peregrino iniciante
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #19 em: Junho 13, 2012, 21:18:40 »
eu leveei lanterna :)
A Comunicar da Cidade Mais Alta

www.psi20.blogspot.com

Escorpião

• Recém-chegado
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #20 em: Junho 13, 2012, 21:26:54 »
eu leveei lanterna :)

homem prevenido vale por dois ou mais :)
não estava previsto chegarem tão tarde mas acontece e uma lanterna pesa pouco e até deu jeito 

anarciso

• Peregrino entusiasta
    • Ver Perfil
« Responder #21 em: Junho 14, 2012, 09:31:00 »
Naaaaaaaaa, confirmo e insisto não é necessário levar lanterna. Só é necessário tirar as mãos dos travões e andar  ;D
« Última modificação: Junho 14, 2012, 09:32:04 por anarciso »
Cumprimentos
António Narciso
Caminho Português-Porto Santiago- 2009,2010,2011,2012 e 2013 novamente em 2014 Caminho Francês para Santiago em  2015

ruigodas

• Recém-chegado
  • *
  • Os caminhos que me encaminham.
    • Ver Perfil
« Responder #22 em: Junho 14, 2012, 13:21:08 »
Pela primeira vez fiz 3 dias em cima da bicicleta com o acumulado que foi , penso que perto de 5000 e tal metros de subida,  provavelmente outro tanto ou quase de descidas brutais que pela primeira vez tambem, as fiz a rasgar como se não houvesse amanhã, e tenho logicamente de agradecer ao Mestre, que começou ha um ano a picar-me para ir a santiago, mais precisamente no primeiro que andei com este grupo. Agradeço-lhe principalmente pelo segundo quando me veio buscar, no precisomomento que eu não dava um passo nem para a frente nem para trás. Relativamente ao grupo dos 6, epá, pouco há a dizer, andamentos mais fortes, fora do espirito da coisa, mas o importante no meio disto tudo, penso eu, é o facto de terem saido 17 do Porto e de terem chegado 17 a Santiago, de salientar que sempre que chegavamos, eramos felicitados pelo grupo da frente que tinha chegado 1 ou 2 horas antes.

Obrigado Mestre pelo caminho e pela organização

Não foi só uma hora ou duas...

No Grupo da frente o espírito foi sempre muito bom, convivemos, tiramos fotos, paramos, comemos... tudo como qualquer outro grupo e até ia uma senhora... no 1º dia chegamos 3 horas antes, no 2º 4 horas antes e no ultimo 3 horas antes. Fomos nas calmas, houve furos, avarias graves que precisaram de loja para comprar peças. Além disso ainda apanhamos duas bezanas de vinho verde pelo caminho. Não houve nada de errado no grupo da frente, nem houve escolha de pessoas para seguirem mais na frente, eu só conhecia bem um deles, mais ou menos outro e os outros foi a 1ª vez que os vi. Rolamos com outros grupos que nos íamos cruzando inúmeras vezes nas paragens. No ultimo dia até houve trocas. O grupo era muito grande e gerir 17 pessoas com níveis físicos e anímicos tão dispares é complicado. Não pensem que foi um gozo para nós!!! No segundo dia estávamos muito preocupados quando vimos a noite cair e o resto sem chegar. Eu também gostava muito de fazer provas de Donwhill, mas não faço.   

Vive cada segundo... nenhum se repete.

anarciso

• Peregrino entusiasta
    • Ver Perfil
« Responder #23 em: Junho 14, 2012, 16:01:10 »
3º Dia
Bem vamos lá ao 3º dia, foi levantar, tomar o pequeno-almoço e arrancar, o dia estava muito nebulado adivinhava-se chuva tal como veio a acontecer, eu sabia que esta ultima etapa seria mais rolante e com o acumulado dividido por todos os 67Km, foto de grupo na Praça de Ferrería de costas para a torre La Peregrina e arrancamos, ainda em Ponte Vedra o Miguel furou, mais à frente mais dois a seguir em frente quando o caminho era ligeiramente à direita, depois foi vê-los com a bicla às costas  ;D ;D ;D ;D , mais um pouco para a frente e reparei que o João se estava a atrasar (malditos cigarrinhos) o pulmão custava a abrir, mas lá fomos rolando com alguma fluidez, o percurso é muito engraçado, um sobe e desce constante, mais para a frente parámos nas cascatas, lindas, finalmente e após 4 anos lá consegui visita-las. E pouco mais há a dizer sobre esta ultima etapa fomos mais ou menos todos juntos, alguns ainda se lembraram de parar numa casa onde carimbavam e encontramos lá um artista que parecia saído de um filme do Harry Potter , começa a chover em força e paragem para almoço em Padron onde para além do almoço (Chouriço e queijo) também para quem quis (ou não) foram servidos uns (bicos) de borla, saímos ainda com alguma chuva e foi desfrutar os trilhos até à subida do Hospital à entrada de Santiago que já foi feita a pé por alguns mais esgotados, chegada à Obradoiro foi as fotos da praxe, levantar a Compostela e decidimos não ir tomar banho ao albergue que ainda era distante, optando pelos balneários perto da Catedral, hoje pensando mais a frio julgo que não foi a melhor opção, tinha-mos tido bastante tempo para ter ido ao albergue, mas pronto já foi, depois foi fazer as compras da ordem e esperar pelo autocarro, quando este chegou foi mais uma guerra para caber as biclas todas, modéstia à parte mas lá tive que colocar ordem naquilo, era uns a dar bitates para um lado outros a dizer mal da vidinha para outro era a bagageira do autocarro cheia e ainda só lá estavam metade das biclas, em fim um pandemónio. Depois de colocar ordem nas tropas e de afinal caberem as biclas todas e mais que fossem arrancamos finalmente rumo ao Porto, para uma bela Francezinha no Taapas Caffé.
Em jeito de balanço da coisa, como já tinha feito este caminho 3 vezes este ano não era para ir só comecei com isto porque o meu irmão nunca tinha percorrido os caminhos de Santiago e eu queria muito estar com ele a quando da sua estreia nestas lides, mas no geral foi positivo, correu tudo bem as questões da divisão do pessoal em 2 grupos, digo sinceramente que compreendo os dois lados e aceito ambas, diverti-me muito principalmente com os empenados e as suas caras de sofrimento  ;D ;D ;D ;D ;D ,  se voltasse a traz, claro que alterava algumas coisas, principalmente a hora da saída de manhã para os trilhos, saímos muito tarde, de resto mantinha o nº de dias pois isso compete a cada um analisar se está apto ou não, eu simplesmente informei a malta que iria fazer em 3 dias, tal como em anos anteriores, o que alterava também era levantar-me mais cedo para vazar os pneus ao pessoal que ia na frente para eles terem de partir mais atrasados  ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D .
Pronto para o ano se tudo correr como espero vou deixar o Caminho Português Porto/Santiago e vou elevar a fasquia com um Caminho do interior Viseu/Chaves/Santiago que não farei de todo com tanta malta pois a pernoita em albergues e o tipo de terreno não se compadece com grupos muito numerosos.
Agora opinem e digam se esqueci algum pormenor

« Última modificação: Junho 18, 2012, 23:02:51 por anarciso »
Cumprimentos
António Narciso

Escorpião

• Recém-chegado
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #24 em: Junho 14, 2012, 23:11:08 »
Naaaaaaaaa, confirmo e insisto não é necessário levar lanterna. Só é necessário tirar as mãos dos travões e andar  ;D

está bem visto

lion

• Recém-chegado
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #25 em: Junho 15, 2012, 22:38:46 »
Amigos acompanhei por mera casualidade a vossa ida a Santiago neste forum e reparo que o grupo atrasado não compreendeu a espiritualidade do Caminho,ou seja,queriam que o grupo da frente também não fizesse o percurso completo?.Fiz contas dos vossos tempos e reparo que o  grupo dianteiro ao fim de tres dias praticamente Já tinha um dia de avanço,desculpem se tiver enganado.Era justo e merecido a foto de chegada do grupo que completou o Caminho

norberto

• Administrador
  • Peregrino entusiasta
  • Popularidade: +3/-0
  • The Journey is the Destination
    • Ver Perfil
    • Rumo a Santiago
« Responder #26 em: Junho 15, 2012, 22:50:39 »
Lion, creio que interpretaste mal a situação. Eu não fiz parte deste belo grupo, mas penso não estar a cometer nenhuma gafe ao dizer que todos chegaram ao destino.
O que se passou é que alguns elementos tinham mais andamento, outros menos, e foram fazendo o caminho ao seu ritmo. Embora possa parecer aborrecido que o grupo se separe assim (é sempre agradável quando a máxima "um por todos e todos por um" se afirma), acaba por ser algo normal e o que interessa é que no fim todo o grupo chegou são e salvo.
The Journey is the Destination!

Escorpião

• Recém-chegado
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #27 em: Junho 15, 2012, 22:59:21 »
estou ansioso por ler o relato do terceiro dia, é mais interessante do que as novelas da TVI.

anarciso

• Peregrino entusiasta
    • Ver Perfil
« Responder #28 em: Junho 15, 2012, 23:42:45 »
Andas um bocado distraído, não?  ;D
Cumprimentos
António Narciso

lion

• Recém-chegado
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #29 em: Junho 16, 2012, 00:00:06 »
Acho que nao é preciso ser nehum GURU para ir a Santiago,é preciso estar bem preparado fisicamente e ter respeito pelo Caminho