Tópico: Caminho Portugês - 7, 8 e 9 de 2012  (Lida 11215 vezes)

anarciso

• Peregrino entusiasta
  • Popularidade: +5/-0
    • Ver Perfil
Caminho Portugês - 7, 8 e 9 de 2012
« em: Junho 10, 2012, 13:55:49 »
Olá malta,
 Estamos de volta, conseguimos regressar todos  ;D e nos próximos dias vou tentar relatar, aqui os acontecimentos dos 3 dias, vão aguardado.

P.S. Norberto, um abraço do Zé Figueiredo

Uploaded with ImageShack.us
Cumprimentos
António Narciso
Caminho Português-Porto Santiago- 2009,2010,2011,2012 e 2013 novamente em 2014 Caminho Francês para Santiago em  2015

norberto

• Administrador
  • Peregrino entusiasta
  • Popularidade: +3/-0
  • The Journey is the Destination
    • Ver Perfil
    • Rumo a Santiago
Re: Caminho Portugês - 7, 8 e 9 de 2012
« Responder #1 em: Junho 10, 2012, 21:41:04 »
Bem vindos de volta! Espero que tenha corrido tudo bem e que tenham muitas coisas boas para contar do Caminho.

Em relação à malta que se estreou nestas coisas dos Caminhos de Santiago, que tal foi a experiência?

O Zé Figueiredo é um incansável nestas coisas... e já estou a ver que ele já anda a treinar o reboque para a viagem que ele vai fazer este ano :).
The Journey is the Destination!

ruimonteiro

• Recém-chegado
  • *
  • Popularidade: +1/-0
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Junho 10, 2012, 22:26:50 »
Olá Norberto

Como estreante, e numa só palavra: Fantástico, muito graças à organização irrepreensível do António Narciso.
O facto de nunca ter feito tantos Kms/acumulado seguidos, de me juntar a um grupo de pessoas que ainda não conhecia tornaram esta experiência ainda mais interessante. No final, e sem qualquer tipo de exagero, posso dizer as minhas expectactivas não foram apenas alcançadas, mas sim superadas, tanto na experiência em si, nos trilhos fantásticos, e em nas pessoas nas quais encontrei mais um amigo em cada uma.

Em suma, arrancava de novo já amanhã, às 09h00 da Sé do Porto!  ;D

ruigodas

• Recém-chegado
  • *
  • Popularidade: +0/-0
  • Os caminhos que me encaminham.
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Junho 11, 2012, 12:50:24 »
3 dias para não mais esquecer. Ainda agora me pergunto, como consegui???? a verdade é que consegui, eu e todos. Conheci novos amigos que recordarei para toda a vida. Passei momentos complicados no 2º dia porque não dormi nada a noite toda, mas encaixei e não desisti, com o apoio da malta que eu tentava acompanhar.
Pena o ultimo dia estar a chover, mas mesmo assim teve trilhos lindos.
No geral, subidas brutais, descidas alucinantes, uma superação pessoal que temia, uma reflexão sobre a vida, um limpar de alma.
No fim acho que 3 dias são exigentes e para pessoal com menos treino o ideal seriam 4, ou 5 pois curtiam mais, sofriam menos e chegavam ao fim ainda mais satisfeitos.
Mais uma vez uma palavra ao PAI António Narciso, insuperável, não existe ninguém como tu, a tua alma é grande e reconheço-te qualidades que eu não tenho e agradeço-te tudo.
Bom, eu no entanto tenho a barriguinha cheia de BTT de longa distância cheia por umas semanas... por isso só vou reflectir sobre outra coisa do género daqui a muito tempo e sempre tendo em conta a experiência desta aventura.
No regresso surgiu-me uma ideia:
Porque não começar a fazer e marcar o caminho desde o Algarve, por zonas? Juntávamos grupos de zonas e fazíamos as marcações. Que acham? Fica a ideia.
Vive cada segundo... nenhum se repete.

anarciso

• Peregrino entusiasta
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Junho 11, 2012, 15:07:53 »
Olá malta,  ;D
Vou tentar descrever os acontecimentos dia a dia destes 3 dias, não tenho jeito nenhum para escrever, muito menos relatos mas cá vai.
1º Dia
Alvorada estava marcada para as 4:10H da manhã mas levantei-me pelas 3:45H, a ansiedade começou a apertar e às 3:30H acordei e não deu para dormir mais, foi levantar e como já tinha quase tudo no carro, só faltava a bicla, foi num instante que me coloquei à porta do meu irmão, o Luís para arrancarmos, antes disso ainda regressei a casa pois não me lembrava onde tinha arrumado as credenciais do pessoal ??? Chegamos ao local combinado cerca das 4:50H onde o Ratinho o Carlos a Rita e o meu (motorista particular)  ;D ;D  heheh o meu colega Luís Fonseca nos aguardavam, foi colocar tudo na carrinha e rumar ao Porto. Chegamos ao Porto cedo, onde o Miguel companheiro de dois anos no Caminho, nos aguardava para cumprimentar  :) , havia já algum movimento de pessoal a arrancar para Santiago o que nos indicava que iriamos ter companhia durante a jornada, fomos tomar o 2º pequeno-almoço e aguardar pelos restantes, entretanto chegou o Albano também ele companheiro de dois anos no Caminho, que veio saudar o pessoal, depois foram chegando os restantes, o Nelson, a Sara o Carlos e a Alexa de Évora e o Godinho o Miguel o Luís o Paulo e o João que vieram na véspera, juntaram-se ainda o João da Guarda que já ando para conhecer pessoalmente à pelo menos um ano, o Rui de Braga e o Amadeu que veio de Leça, (penso que estão todos) quando estávamos todos prontos fomos carimbar as credenciais, tiramos a foto da praxe e às 9:10H arrancamos. Passado um ou dois quilómetros apercebi-me de que o grupo iria ter alguns problemas (graves) com as diferenças de andamentos  :-\ :-\ :-\
Esta parte do caminho até S. Pedro de Rates é muito urbana e com poucos trilhos mas a malta que formou o grupo mais atrasado lá foi percorrendo o caminho e tirando a queda do João Resgate aos 6Km (mais ou menos) a coisa até foi fluindo normalmente, mas deu para me aperceber que para alguns elementos não iria ser pêra doce ir até Santiago em 3 dias. Mais para a frente juntou-se a nós o José Figueiredo que também não conhecia e nos deu o privilégio da sua companhia. Em S. Pedro de Rates a paragem para abastecimento, S. Pedro estava todo enfeitado para nos receber, o grupo da frente já estava por lá a tratar doa fome e principalmente da SEDE, comemos, fomos carimbar no Albergue e lá fomos pelo caminho até Ponte de Lima ainda tivemos duas quedas da Rita, uma com algum aparato, dois furos e a paragem em Barcelos para uma curta visita guiada, mais para a frente despedimo-nos do Zé Figueiredo e lá fomos os 11 até Ponte de Lima, os 11 porque o grupo dos 5 da frente nunca mais deu sinal, e foi nesta altura que me apercebi de que além da grande diferença de andamentos também haviam alguns elementos que não tinham, de todo absorvido o verdadeiro espírito dos caminhos de Santiago (NÃO PASSES PELO CAMINHO DEIXA QUE O CAMINHO PASSE POR TI) e a entre ajuda entre peregrinos que é apanágio destas travessias, confesso que isso no momento me deixou um pouco desiludido  >:( >:( >:(  talvez também porque me apercebi da enorme responsabilidade que tinha que era a de levar o grupo, mais lento a Santiago, mas pensei que só se tem desilusões quando se colocam expectativas e como só devo de colocar expectativas em mim mesmo e nunca nos outros para não apanhar desilusões sacudi a coisa (salvo seja) concentrei-me no que realmente era importante, (chegar mos a Santiago sem nenhuma baixa) e lá chegamos a Ponte de Lima todos de boa saúde excepto a Rita que me deixou muito preocupado com o seu estado, tomamos banho, fomos jantar ao Manel Padeiro entretanto a Rita foi ao Hospital para reabilitar a anca e foi dormir até de manhã , pessoalmente estava muito apreensivo quanto à capacidade da Rita conseguir seguir viagem no dia seguinte, mas isso fica para o relato do 2º dia que farei amanhã.
Fotos do 1º dia

faltam Km pois o conta voltinhas esteve um bocado parvo
« Última modificação: Junho 11, 2012, 22:44:09 por anarciso »
Cumprimentos
António Narciso
Caminho Português-Porto Santiago- 2009,2010,2011,2012 e 2013 novamente em 2014 Caminho Francês para Santiago em  2015

norberto

• Administrador
  • Peregrino entusiasta
    • Ver Perfil
    • Rumo a Santiago
« Responder #5 em: Junho 11, 2012, 15:31:10 »
Muitos parabéns pelo vosso feito! Estou curioso para ver o relato completo da vossa viagem.
Vejo é que nem tudo correu de forma suave. Num grupo grande com o vosso é natural que haja sempre um ou outro imprevisto. Um furo ou outro é perfeitamente normal, o mais aborrecido são mesmo as quedas (espero que a queda da Rita tenha sido só um susto) e quando há grandes disparidades de andamento entre os vários elementos.
Já se sabe que nestas coisas há sempre que por a bitola pelo elemento menos rápido, mas quando esse (ou esses) elemento tem muitas dificuldades na progressão (não sei se foi o caso), este tipo de viagem torna-se penoso pela angústia de não conseguir levar o grupo ao destino num tempo razoável e também por ver os mais lentos a sofrer quando se impõe mais ritmo. Tivemos essa experiência no grupo de 2010 (éramos 12 a pedalar e a diferença entre o mais rápido e o mais lento era muito grande) e mesmo fazendo o Caminho em 4 dias não foi fácil gerir isso (houve alturas em que algumas pessoas começaram a ficar impacientes).
O Rui Monteiro referiu algo que eu creio ser importante para quem quer fazer o Caminho Português pela primeira vez: ou se tem um andamento bom para fazer 80 ou 90km por dia, ou então o melhor é mesmo planear a travessia para 4 dias. Tem sido esse o meu conselho a quem me pede dicas para o Caminho, uma vez que é o "sweet spot" entre o número mínimo de dias dedicados à aventura e o tempo para apreciar convenientemente todo o Caminho.

É verdade, os tampões para os ouvidos fizeram jeito, ou os roncantes de serviço tiraram folga à noite? :)

ruimonteiro

• Recém-chegado
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Junho 11, 2012, 18:30:14 »
Norberto,

Creio que querias referir-te ao Rui Godinho no pormenor da viagem em 4 dias :P

ruimonteiro

• Recém-chegado
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #7 em: Junho 11, 2012, 18:31:01 »
O Rui Godinho deve ter algo a dizer sobre o uso / não uso de tampões, no que diz respeito à primeira noite  ;D

ruigodas

• Recém-chegado
  • *
  • Os caminhos que me encaminham.
    • Ver Perfil
« Responder #8 em: Junho 11, 2012, 20:26:01 »
Os tampões não resultaram... O meu companheiro de quarto estava com uma Valente constipação e roncou a noite toda. Ele não teve culpa, mas foi dificil fazer o segundo dia sem ter dormido...
Lamento ter seguido no grupo da frente. Mas ao fim de 10km de estrada senti que se ficasse para trás esta travessia seria um pesadelo para mim. Foi egoísta, no entanto muitos meses antes eu sabia que ia ser assim. Só tinha duas hipóteses, ou não ia ou ia geria o ímpeto. O meu objectivo era fazer e curtir o caminho e isso aconteceu a 500% no grupo da frente. Eu percebo o Narciso, mas tu conhecias bem o caminho e devias ter desensentivado algumas pessoas a fazer aquilo em 3 dias. Mesmo nós chegamos às 20h a Pontevedra. Foi por obra e Graça de São Narciso que não ficaram a dormir no Mato... Eu sei que me vão odiar pelo que acabei de escrever mas é pura verdade. Andei a treinar 6 meses 2 vezes por semana para estar em forma pq sabia que ia ser duro e tinha dúvidas de mim, mas sentia que tinha trabalhado. Mas há companheiros que andam de Bike quando o rei faz anos e depois estragam a festa. Eu sabia que quando fui para a frente estava por conta e risco daqueles 6. E aconteceu gripar uma pedaleira a um e se nao foasemos mais rápidos para reparar ele tinha desistido. E quando um de nós furou à saida de Pontevedra, como era justo ninguém esperou por nós e tinha de ser assim pq num grupo tão grande é dificil gerir tudo.
Mas repito adorei amei.

Vive cada segundo... nenhum se repete.

Carlos Dalot

• Peregrino iniciante
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #9 em: Junho 11, 2012, 20:40:34 »
Eu como estreante nestas andanças só posso dizer que adorei fazer o caminho na companhia destes amigos que são fantásticos. Não tenho muito jeito para escrever mas não quero de deixar de realçar que pela primeira vez fiz etapas com tanto acumulado, embora as distancias não fossem novidade, por vezes senti algumas difiuldades que com o apoio deste grupo fantástico foram sendo superadas.
Senti que cheguei a Santiago com o sabor de ter ultrapassado mais um desafio e ter a alma cheia de camaradagem, amizade, boa disposição e paissagens magnificas.
Não quero terminar sem deixar um sinal de grande apreço pelo António Narciso, apesar de não ser novidade para mim, Mais uma vez mostrou a grande alma que tem e o grande homem que é, dificil é encontrar alguém como ele e ainda bem que um dia nos cruzamos pois acredito que para mim o btt não era a mesma coisa sem ele, a ele o meu muito obrigado.
Agora deixem-me descansar e talvez no próximo fim de semana voltaremos a pedalar juntos.
Como foi dito tantas e tantas vezes "Bom Caminho" para todos.
Um grande abraço.

norberto

• Administrador
  • Peregrino entusiasta
    • Ver Perfil
    • Rumo a Santiago
« Responder #10 em: Junho 11, 2012, 21:47:59 »
Rui (Monteiro), sim, de facto era ao ruigodas que me queria referir, foi engano meu quando fui buscar o nome no tópico :) .

Quanto aos tampões, se não resultaram só vejo duas hipóteses: ou dormiram bem juntinhos, ou então não aplicaram convenientemente os tampões nos ouvidos :) . Admitindo que a primeira hipótese é para descartar, para que os tampões funcionem bem é preciso enrolá-los como se estivessem a fazer um rolo de plasticina (uma "técnica" é enrolar o tampão com o polegar e o indicador, a fazer o "gesto de dinheiro"). Devem enrolar aquilo até ficar fininho o suficiente para caber no canal auditivo. Depois disso têm de colocar o tampão quase todo dentro do canal (muito rapidamente, porque aquilo começa logo a expandir), com a parte mais larga apontada para fora do ouvido. Faz alguma impressão colocar aquilo assim pelo ouvido dentro, mas não faz mal nenhum. Depois a espuma do tampão começa a expandir devagar até selar por completo o canal auditivo. No outro dia, para retirar é só ir rodando devagarinho para um lado e para o outro à medida que puxam o tampão devagar (se se limitarem a puxar sem rodar magoa um bocado por causa do efeito de vácuo que faz).
Bem aplicado garanto-vos que não ouvem nada. Quando os comprei testei com o som da TV bem alto e com aquilo aplicado não ouvia nada. Aliás, esta marca (que é a mais conhecida e provavelmente a melhor deste tipo de acessório) é muito usada por quem trabalha com maquinaria barulhenta.

anarciso

• Peregrino entusiasta
    • Ver Perfil
« Responder #11 em: Junho 11, 2012, 22:26:28 »
Ummmmmmmm, aposto na primeira, dormiram juntinhos  ;D ;D
Cumprimentos
António Narciso

Caelestinum

• Recém-chegado
  • *
  • Popularidade: +4/-0
    • Ver Perfil
« Responder #12 em: Junho 11, 2012, 22:50:14 »
Os meus parabéns a todos pela concretização!  ;)

É uma alegria grande para mim a cada relato de satisfação de chegada a Santiago de Compostela!

Bom Caminho pessoal!...fico a aguardar vossos relatos e fotos! ;D

psi20

• Peregrino iniciante
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #13 em: Junho 12, 2012, 11:17:53 »
Bem que aventura... Antes de escrever o que quer que seja vou agradecer ao Narciso pela oportunidade de me ter "colado" ao grupo dele neste passeio.
E começo mesmo por ai, pelo grupo, absolutamente fantástico camaradagem e convívio apesar de eu ser um para-quedista trataram-me como um dos deles :) Obrigado pessoal.
Relativamente ao andamento, bem aqui tenho que pedir desculpa pois houve troços em que rolei sozinho à vossa frente, e por isso peço desculpa pois é contra o espírito, mas apesar de nos termos atrasado alguns dias creio que ninguem sofreu ou penou no Caminho... acredito que como eu todos adoraram e se fosse possivel estariam novamente no proximo sabado em cima da bike :)
O Caminho, bem absolutamente fantástico. Acho que qualquer BTTenista que se preze tem que fazer este caminho pelo menos uma vez na vida :)

A Comunicar da Cidade Mais Alta

www.psi20.blogspot.com

Escorpião

• Recém-chegado
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #14 em: Junho 12, 2012, 22:38:54 »
boas pessoal, como podem reparar sou novo por aqui, mas digo já que fiquei com imensa pena de não ter visto este forum mais cedo e certamente teria ido nesta aventura, já li as 15 paginas da preparação da viagem agora fico a espera da continuação do rescaldo desta aventura. Anarciso para o ano se organizares novamente a gente fala.