Tópico: Camino Português Fev.2012  (Lida 8494 vezes)

Caelestinum

• Recém-chegado
  • *
  • Popularidade: +4/-0
    • Ver Perfil
Re: Camino Português Fev.2012
« Responder #15 em: Março 21, 2012, 01:32:14 »
Muito bom!!

Até fiquei com um nervoso miudinho...

É aproveitar essa energia do nervoso miudinho e treinar a pernas... e as subidas... no Inverno a coisa dá pra aquecer mas no Verão... :-[

No ultimo dia começamos como sempre bem cedo! E o pequeno-almoço do ultimo dia foi qualquer coisa digno de quem iria chegara a Santiago!

Estava um frio de rachar... pra variar! ;D óbvio, era Inverno!... Mas naquele dia não sei se era por estarmos muito mais a norte a coisa estava menos agradável...  :o

Mas a moral estava sempre pra cima!... Pra variar também mais um probleminha técnico matinal... que a paciência já não era a mesma e ficamos pelo desenrasque já estávamos a uns escassos 10 kms de Santiago e qualquer abraçadeira resolve o problema!

A Casa do Cruceiro

E cá estamos nós prontos para a partida para os derradeiros últimos kms

Depois de um bom aquecimento para voltar ao ponto que deixamos o Camino, aqui está a bendita placa que nos salvou a noite! "Casa do Cruceiro"... quando passarem por lá na vossa ida a Santiago já sabem que estão a uns 10 kms da Catedral!

Já se notava bem a proximidade a Santiago pela quantidade de peregrinos a pé que nós encontrávamos pelo Camino!...

Foi um inicio de dia bem relaxado, e muito bom para a moral de cada um de nós, já que ao começar o dia já sentíamos o sabor do feito e chegamos relativamente rápido a Santiago!... As passagens até Santiago são muito bonitas mesmo quando estão cheias de geada!...

À entrada da cidade, depois da rotunda sul, temos a ultima subida de respeito, a da rua dos Hospitais... muito boa para testar a determinação dos Bicigrinos...

E lá chegamos às rua estreitas em calçada de pedra que dão a Catedral do Santo Apóstolo (é uma sensação que não vos consigo ainda descrever... quem sabe um dia!), mesmo sendo já segunda vez que o fazia, a sensação era a mesma!

Os primeiros momentos vividos ao chegar a praça em frente à Catedral, são... bons de se viver independentemente do número de vezes que o façamos!... Os abraços, os risos e sorrisos, a euforia! A emoção... sim, pois orgulho-me de dizer que me emocionei nas 2 vezes que lá cheguei  :'( mas não de tristeza... muito pelo contrário!

ULTREIA!!

Munidos de um bom sentimento, lá fomos a Oficina do Peregrino tratar de fechar a credenciais e trazer as nossas Compostelas!... deixamos nossas bikes no átrio.

Demos as nossa voltas, agradecimentos, visita a Catedral e compramos alguns "recuerdos" para trazer mais marcas deste momento de vida tão bom de recordar e reviver em memória.

1 elemento do grupo, resolveu ficar para rumar a Finisterra, esta já era a sua sexta ida a Santiago e queria fazer algo mais, então ficou. Os restantes, que éramos 6, dividimo-nos por 2 comboios (3 + 3) e fomos para Vigo com objectivo de vir no comboio Internacional de Vigo em direcção ao Porto... mas tivemos sorte e naquele dia CP estava de greve!... Viemos na mesma, mas de Autocarro a partir de Vigo!

E esta foi a minha primeira peregrinação a Santiago de Compostela este ano ;D ... a primeira, pois acho que não descanso enquanto não voltar a Camino... Quem sabe se não nos cruzamos na travessia que estão a preparar com o Narciso!? ;) ... Quando tiver oportunidade contar-vos-ei aqui no forum sobre os troços de "Camino" que tenho andado a fazer para explorar o Caminho a Sul do Porto  8) ... muito Bonito!

Meus amigos, agradeço-vos os comentários, e agrada-me que tenham desfrutado desta partilha, se precisarem de alguma informação adicional questionem, pois naquilo eu que puder ajudar e estiver ao meu alcance, estarei disponível!

Buen Camino!

Carlos Dalot

• Peregrino iniciante
  • **
  • Popularidade: +0/-0
    • Ver Perfil
« Responder #16 em: Março 21, 2012, 12:51:49 »
Muito obrigado pelo excelente relato aqui apresentado, na parte que me toca só me fez ficar mais ansioso pelo dia 7 de Junho para iniciar esta jornada, que deve ser magnifica como comprova o teu relato.
Um grande abraço e pode ser que nos cruzemos um dia por ai.

anarciso

• Peregrino entusiasta
  • Popularidade: +5/-0
    • Ver Perfil
« Responder #17 em: Março 21, 2012, 19:43:29 »

À entrada da cidade, depois da rotunda sul, temos a ultima subida de respeito, a da rua dos Hospitais... muito boa para testar a determinação dos Bicigrinos...

Então entraram em Santiago pela subida do Hospital, mas se antes da rotunda numa ponte virarem à direita como indica a concha na parede da ponte vão entrar em Santiago pelo verdadeiro Caminho Português, ao seguirem pela direita vão encontrar mais pilaretes com conchas a indicar o Caminho, é um trilho à entrada de Santiago muito giro cheio de vegetação, vai dar lá mais dentro de Santiago, depois até lá a cima tem sempre setas amarelas, fiz esta parte pela primeira vez no ano passado e achei esta entrada mais engraçada e com menos tráfego  automóvel.
Mas que grande aventura e com o frio que fez nessa altura vai lá vai, mas assim até sabe melhor, nunca mais passam estes dois meses para eu ir lá também  ;D ;D ;D
Cumprimentos
António Narciso
Caminho Português-Porto Santiago- 2009,2010,2011,2012 e 2013 novamente em 2014 Caminho Francês para Santiago em  2015

JonhyR

• Peregrino iniciante
  • **
  • Popularidade: +2/-0
    • Ver Perfil
    • 4 Pares de Solas
« Responder #18 em: Março 21, 2012, 19:48:21 »
Caro amigo,
uma vez mais muito obrigado por estas descrição visual de algo que anseio tal como muitos do grupo fazer pela primeira vez. Como diz a Rita o nervoso miudinho começa a fazer efeito.

norberto

• Administrador
  • Peregrino entusiasta
  • Popularidade: +3/-0
  • The Journey is the Destination
    • Ver Perfil
    • Rumo a Santiago
« Responder #19 em: Março 21, 2012, 19:58:30 »
Narciso, está a referir-se a esta indicação?:

Eu já não me lembro muito bem, mas creio que é este marco que aponta para um trilho à direita em alternativa a uma estrada (estrada essa que, salvo erro, tem a indicação de "bicicleta" no piso) e que é o último troço de terra antes de chegar mesmo a Santiago de Compostela.
The Journey is the Destination!

anarciso

• Peregrino entusiasta
    • Ver Perfil
« Responder #20 em: Março 21, 2012, 20:01:39 »
Penso que é isso mesmo, normalmente o pessoal vai pela subida do hospital mas no ano passado antes de ir fui avisado deste pormenor e lá fomos, é muito mais engraçado e menos perigoso, não tem carros  ;D
Cumprimentos
António Narciso
Caminho Português-Porto Santiago- 2009,2010,2011,2012 e 2013 novamente em 2014 Caminho Francês para Santiago em  2015

norberto

• Administrador
  • Peregrino entusiasta
  • Popularidade: +3/-0
  • The Journey is the Destination
    • Ver Perfil
    • Rumo a Santiago
« Responder #21 em: Março 21, 2012, 20:04:58 »
Pois, no ano que fiz o Caminho Central tinha o track GPS que levei de referência seguia pela estrada, mas nós optámos (e bem) por ir pelo trilho à direita. Lembro-me que tinha algumas silvas e de pensar que não tinha tido nenhum furo antes e que às tantas iria furar mesmo à chegada :) .
Já agora, clicando na imagem podem ver a foto no Picasaweb e a localização onde foi tirada.

EDIT: agora que vejo a localização da foto - dá para usar o StreetView - fico na dúvida se será o tal local a que me referi, porque no StreetView o caminho à direita aparece alcatroado.
The Journey is the Destination!

anarciso

• Peregrino entusiasta
    • Ver Perfil
« Responder #22 em: Março 21, 2012, 20:16:27 »
 Eu sei que era antes de uma ponte, a ponte tinha muitas setas amarelas pintadas e só com muita atenção é que se via à direita um pilar igual a esse, mas de facto esse parece-me muito limpinho e tenho a ideia que o outro estava mais pintado. Mas é algures por ali, se não é ali, não está muito longe
« Última modificação: Março 21, 2012, 20:17:40 por anarciso »
Cumprimentos
António Narciso

Caelestinum

• Recém-chegado
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #23 em: Março 23, 2012, 00:22:12 »
Narciso, está a referir-se a esta indicação?:

Eu já não me lembro muito bem, mas creio que é este marco que aponta para um trilho à direita em alternativa a uma estrada (estrada essa que, salvo erro, tem a indicação de "bicicleta" no piso) e que é o último troço de terra antes de chegar mesmo a Santiago de Compostela.
Sem duvida que a indicação está lá, conheço a indicação, mas não fomos por aí!... Fica para a próxima que entrarmos por sul pelo Caminho Português! ;D

Luis Narciso

• Recém-chegado
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #24 em: Março 26, 2012, 12:32:26 »
Bom dia
Parabéns por este magnifico resumo da sua ultima ida a Santiago, dá para termos uma ideia da aventura que nos espera, estou cada vez mais entusiasmado, aguardo com muita expectativa o inicio da nossa viagem .

Obrigado
Abraços

Paulo Sergio

• Peregrino iniciante
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #25 em: Março 26, 2012, 20:30:40 »
Boa tarde

Depois de ver este relato tenho uma pergunta a fazer, ainda falta muito para Junho????? irra que nunca mais chega

Caelestinum

• Recém-chegado
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #26 em: Abril 10, 2012, 20:42:32 »
Boa tarde

Depois de ver este relato tenho uma pergunta a fazer, ainda falta muito para Junho? ??? ? irra que nunca mais chega

Grato pelos comentários!

Em Junho espero que desfrutem bem da viagem!... Posso dizer aqui que cada um de nós que foi em Fevereiro, já tem saudades dos momentos vividos!

Bom Caminho a todos!

Paulo Sergio

• Peregrino iniciante
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #27 em: Abril 10, 2012, 21:51:33 »
Ainda falta muito para Junho? Ainda? Ainda?