Tópico: Camino Português Fev.2012  (Lida 8215 vezes)

Caelestinum

  • Recém-chegado
  • *
  • Mensagens: 41
  • Popularidade: +4/-0
    • Ver Perfil
Camino Português Fev.2012
« em: Março 17, 2012, 02:30:07 »
 Boa noite a todos,
No passado mês de Fevereiro um Grupo de 8 amigos Bicigrinos decidiu fazer o Camino de Santiago aproveitando a ocasião do Carnaval. 2 Celestinos, 2 Paulos, 1 Rui, 1 Joaquim, 1 António e 1 Karl-Heinz, este último, alemão e que habituado a fazer travessias dos Alpes achou interessante o convite dos amigos Tugas e veio de avião com a bicla semi-desmontada em uma caixa própria para transporte de avião, desfrutar do Camino que não conhecia e que ouvia falar.
O planeamento foi feito com alguma cautela, pois em Fevereiro existem vários fatores que recomendam prudência no planeamento, a temperatura (frio de rachar!), os riscos meteorológicos, as horas de luz disponíveis, e também para que com grupo com idades dos 40 aos 66 e com níveis de experiência ciclística fosse possível de concretizar a todos. Infelizmente 1 elemento não conseguiu resistir a uma lesão ao início do 3º dia de jornada e foi obrigado a abortar a viagem, por outro lado criou-se uma boa oportunidade de alguns regressarem a esse mesmo ponto para que se cumpra a conclusão da viagem a esse amigo (há sempre um bom motivo para regressar ao Caminho!).
Planeamos assim 4 dias de viagem, incluindo o regresso de comboio e autocarro. Eramos quase todos do Porto e arredores, Vila Nova de Gaia, Sta. Mª. de Lamas, Vilarinho, etc… De mais longe era mesmo o alemão e um grande Ribatejano, bastante conhecedor do Caminho onde esta era sua 6 ida a Santiago.
1º dia – Vila Nova de Gaia - Ponte de Lima;
2º dia - Ponte de Lima – Redondela;
3º dia - Redondela – Teo;
4º dia – Teo – Santiago;
O objetivo do 4º dia era o de ter tempo para a missa do peregrino, visitar a Catedral e os arredores da mesma, sendo um autêntico dia de passeio e relaxamento do grupo, para um regresso sem stress, já que de comboio também existem limitações de bicicletas nos comboios em Espanha. Não podem ir mais de 3.
Planeamos na altura utilizar os Albergues para pernoitar, pois sendo Inverno, não prevíamos muitos peregrinos no Caminho.
No primeiro dia, saímos 5 bem cedo de Vila Nova de Gaia (7h00), fazendo a Costa em direcção Norte e Foz do Rio Douro até a Sé Catedral do Porto, onde nos aguardavam os outros 3 elementos do grupo.



Chegados a Sé Catedral do Porto, uns já bem aquecidos pela Rua dos Mercadores (da Ribeira a Catedral) e outros secos de frio por estar a espera... Mas o espírito era de alguma ansiedade e de alegria, para as fotos de grupo que dão início à jornada!


E ai fomos nós...
Já em Cedofeita, o primeiro carimbo na esquadra de Polícia!...

...e por aí fora!



Caelestinum

  • Recém-chegado
  • *
  • Mensagens: 41
  • Popularidade: +4/-0
    • Ver Perfil
Re: Camino Português Fev.2012
« Responder #1 em: Março 17, 2012, 02:48:40 »
A manhã do primeiro dia é bastante rolante e correu muito bem!


Correu tão bem, que já almoçamos tarde, um pouco por resultado dos snacks das várias paragens. Almoçamos de garfo e faca no restaurante Pedra Furada, já às portas de Barcelos! O proprietário deste restaurante tem refeições em conta para os peregrinos de Santiago e faz questão que deixem uma mensagem em seu livro de visitantes!




Ao fim do almoço... o primeiro furo!... á pois é... furos faz parte!



Depois do repasto e do furo remendao, lá chegamos a Barcelos na calma...




Daqui em diante foi só disfrutar do Caminho!






...e dos furos...


...e mais outros 2 probleminhas técnicos fizeram com que caisse a noite antes de chegarmos a Ponte de Lima... Pois em Inverno as horas de dia têm de ser bem aproveitadas... mas tivemos a sorte de ser "iluminados" por 2 motards fantásticos nas redondezas de Ponte de Lima e chegamos sem mais problemas ao albergue




Bem a tempo de uma boa janta acompanhada de uma boa hidratação, que apesar de fazer frio a malta vinha bem suada! Hidratar é preciso!... Que venha o segundo dia!




anarciso

  • Peregrino entusiasta
  • ***
  • Mensagens: 207
  • Popularidade: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Camino Português Fev.2012
« Responder #2 em: Março 17, 2012, 10:56:58 »
Olá, companheiro
 As saudades com que fiquei só de ver as  fotos do 1º dia, estou em pulgas para ver as dos outros dias, pena foi a lesão que impediu o vosso companheiro de acabar, mas ele o Caminho continua lá, e qualquer altura é boa para recomeçar, este ano espero lá voltar em Junho e pela 4ª vez consecutiva. É uma grande emoção percorrer o caminho, fico à espera do relato dos restantes dias  :)
« Última modificação: Março 17, 2012, 10:57:45 por anarciso »
Cumprimentos
António Narciso
Caminho Português-Porto Santiago- 2009,2010,2011,2012 e 2013 novamente em 2014 Caminho Francês para Santiago em  2015

Caelestinum

  • Recém-chegado
  • *
  • Mensagens: 41
  • Popularidade: +4/-0
    • Ver Perfil
Re: Camino Português Fev.2012
« Responder #3 em: Março 18, 2012, 01:51:44 »
Olá, companheiro
 As saudades com que fiquei só de ver as  fotos do 1º dia, estou em pulgas para ver as dos outros dias, pena foi a lesão que impediu o vosso companheiro de acabar, mas ele o Caminho continua lá, e qualquer altura é boa para recomeçar, este ano espero lá voltar em Junho e pela 4ª vez consecutiva. É uma grande emoção percorrer o caminho, fico à espera do relato dos restantes dias  :)
Meu amigo, conheço bem esse chamamento em jeito de saudade que nos faz voltar ao Camino, e essa emoção ao percorrer o Camino e sentir que se está em casa.  ;) Um dia destes cruzamo-nos por lá!...

Caelestinum

  • Recém-chegado
  • *
  • Mensagens: 41
  • Popularidade: +4/-0
    • Ver Perfil
Re: Camino Português Fev.2012
« Responder #4 em: Março 18, 2012, 02:56:28 »
Bom, depois de fazer uma jornada de 100kms e a noite até correu bem para quem conseguiu... ;D houve alguns que estranharam a cama, e não conseguiram abstrair-se do pessoal que ficou a noite toda a serrar lenha! :o


Mas o 2º dia começou cedo, fresquinho (muito!) e com a moral da rapaziada em alta... Todos ansiosos pela Labruja, só 3 do grupo é que a conhecíamos.

O pequeno-almoço tinha sido tratado no dia anterior, assim de manhã tivemos oportunidade de sair bem abastecidos para a jornada que nos esperava


Mas ambicionamos chegar neste dia a Redondela, o que na realidade não aconteceu!

Bem, mas estava um frio de rachar! Acho que se nota, pois mesmo estando Sol, o ppl estava todo agasalhado!


E lá vamos nós após registar o momento da foto de família à saída do Albergue de Ponte de Lima...


Como já tinha referido, estava um frio de rachar, e não sei se conseguem ver na foto, mas havia geada, linda e branquinha por todo lado!




Então começaram a aparecer os tracks bons que nos desafiam e por vezes nos fazer apear.... :o




O Sol parecia estar presente, mas o frio não enganava ninguém... Mesmo com algumas subidas que davam para aquecer...








E assim se vão aquecendo as articulações, os músculos e as vontades para nos superarmos e vencer os desafios um atrás do outro...


E começamos a então a subir a serra com o Rio Labruja a nossa direita... quem conhece e já cá passou com água a correr de certeza que se lembra do silêncio magnífico temperado pelo som da água a correr lá em baixo!!

Mas não há nada a fazer, por muito que a envolvente seja divina, a Labruja consome-nos a atenção e concentração... aí vamos nós...


E como imaginamos, muitas vezes vários de nós tivemos que apear... Isto é lindo por estes lados!... Já vi estas passagens no Outono e agora no Inverno, e digo-vos, para mim é espectacular!




Muitas vezes tínhamos que subir e depois baixar um pouco para dar uma mão a quem precisava... "Ninguém fica pra trás!" esse era o nosso lema, e tínhamos que manter o grupo junto para não provocar desistências dos menos preparados!








Quando chegamos a Cruz dos Franceses, sabíamos (quem conhece!) que já não faltava muito para vencer a Labruja e desfrutar de uma paisagem magnífica sobre o vale... mas era necessário dar fôlego ao grupo e fazer o devido registo da passagem por mais este marco que nos fica na memória!






E a escalada continuou com a moral sempre pra cima!... ;D






Até que chegamos lá acima e desfrutamos do momento de concretização... e também de merenda com uma paisagem magnífica!


Vale bem a pena registar o momento como exemplo!


Já a descer para Rubiães...


Tem umas descidas que dão muita pica descer em down-hill mas que também tem pedras afiadas que podem causar "problemas técnicos" como o meu furo bem ao lado do Albergue de Rubiães, antes de chegar ao Café Fonte Nova para comer uma sandocha.... O bom é que tudo era razão de rizota e bons momentos!


Resolvemos comer (almoçar) por ali mesmo!... A rapaziada estava precisada de repor energia e aliviar um pouco antes de seguir para Valença....


Seguimos, e o Minho continua a premiar a malta com passagens fantásticas


Fantásticas, mas por vezes bem enclinadas...! hehehe... ;D


Mas lindas, lindas...






E mais um cafézinho, já em Valença, antes de entrar em terras de Espanha onde o café deixa um pouco a desejar!






Caelestinum

  • Recém-chegado
  • *
  • Mensagens: 41
  • Popularidade: +4/-0
    • Ver Perfil
Re: Camino Português Fev.2012
« Responder #5 em: Março 18, 2012, 03:09:17 »
Lá entramos em Espanha...




E a meio da tarde notamos então que começam os problemas físicos que haveria que acautelar, nosso primeiro objectivo seria atingir Redondela, mas era preciso que estivesse-mos bem até lá. Tínhamos na altura ainda 2 alternativas, uma em Porriño e outra mais a frente, mas que não nos agradava tanto em Mós. Ambos com Albergues de Peregrinos.




Entretanto... há que aproveitar de estar mais uma vez naquele sitio magnífico!








Mas chegamos a Porriño e decidimos que deveríamos terminar por ali naquele dia... E já que suamos bastante temos mais é que hidratar e comemorar termos chegado todos até lá superando umas subidinhas de respeito. Fizemos menos 20kms daquilo que planeamos mas vencemos aquele pico que aparece no perfil! E o planeamento levou folgas para situações destas mesmo!


Brindemos a Saúde de Todos!


norberto

  • Administrador
  • Peregrino entusiasta
  • *****
  • Mensagens: 208
  • Popularidade: +3/-0
  • The Journey is the Destination
    • Ver Perfil
    • Rumo a Santiago
Re: Camino Português Fev.2012
« Responder #6 em: Março 19, 2012, 16:56:32 »
Fotos fantásticas! Quase que me vejo de novo nesses trilhos e a carregar com a bicicleta às costas na infame Labruja :).
Tenho de evitar ver reportagens destas, porque o dia 27 de Julho ainda está longe e a ansiedade quanto à minha travessia de 2012 já se começa a instalar :).
The Journey is the Destination!

JonhyR

  • Peregrino iniciante
  • **
  • Mensagens: 82
  • Popularidade: +2/-0
    • Ver Perfil
    • 4 Pares de Solas
Re: Camino Português Fev.2012
« Responder #7 em: Março 19, 2012, 17:43:54 »
Caro amigo,
muito obrigado por partilhar estas fotos fantasticas do "Camino", se em Fevereiro a paisagem é absolutamente linda, imagino quando chegar a Junho...Narciso tás a ver as fotos e tal...e espera e tal...

Paulo Sergio

  • Peregrino iniciante
  • **
  • Mensagens: 65
  • Popularidade: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Camino Português Fev.2012
« Responder #8 em: Março 19, 2012, 18:39:34 »
Se para Fátima foram 256 fotos tiradas em dois dias ( e comecei tarde ) imagino para Santiago. Porntus, lá tenho de levar mais rolos do que levei para Fátima. Desculpem, não são rolos, são cartões, oops. ;D ;D ;D
 
 
Caro amigo,
muito obrigado por partilhar estas fotos fantasticas do "Camino", se em Fevereiro a paisagem é absolutamente linda, imagino quando chegar a Junho...Narciso tás a ver as fotos e tal...e espera e tal...

Caelestinum

  • Recém-chegado
  • *
  • Mensagens: 41
  • Popularidade: +4/-0
    • Ver Perfil
Re: Camino Português Fev.2012
« Responder #9 em: Março 20, 2012, 02:12:19 »
 :) bom, como vejo que começo a avivar a memória de quem já conhece e o entusiasmo de quem vai fazer... seguimos então para o 3º dia de jornada já completamente em terras Galegas!

Começamos o dia bem cedo, o ânimo estar em alta apesar de ter havido lenhadores que não descansaram de cortar lenha a noite toda! >:(


O dia começou também por mais uma intervensão técnica a mais um furito... "o tempo vai muito seco... era preciso mais lama pra que furássemos menos!!!" :P


... mas fomos infelizmente informados com a desagradável notícia que um dos nossos companheiros teria que regressar de comboio. Por estarmos em Porriño a situação até correu bem, já que tão cedo! (tinhamos que abrir um pouco mais a janela de tempo para corrigir velocidade do andamento)... havia então a passagem do comboio Internacional com destino a Portugal, e assim não houve nenhuma deslocação extra a nenhum lado. para quem não conhece, quando saímos do Albergue de peregrinos em Porriño em direcção ao Camino passamos pela estação que fica a 1 quarteirão! ::)

E lá fomos então procura de onde comer o pequeno-almoço... que é algo difícil de encontrar por estas bandas, principalmente quando pernoitamos nos Albergues de peregrinos... É uma desvantagem, que não sei se compensa o preço! ???

Se alguém algum dia precisar, em Porriño a partir das 6:00 há o Cafeteria Sol aberto e serve uns bocadilhos bem bons (e enormes!) :-\


...E lá fomos nós!

Primeira subida de respeito após Porriño é... Mós! Mas faz-se bem se estiverem quentinhos... com frio e às 7:45... é um bom aquecimento!... Acho que ninguém chegou lá acima seco!
Cá em baixo, mesmo no sitio da foto do lado direito tem um Bar que serve bem e pode ser usado para uma pausa antes de começar a subir (pra quem quiser!) ali acima do lado esquerdo é Albergue de peregrinos! Nunca lá fiquei, mas nunca precisei!



A subida de Mós, dura até começarmos a descer até Redondela, esta é praticamente o final da subida, bem fixe de subir esta parte de terra, mas com Alforges é um desatino!... Então depois de estoirar a subir o alcatrão... ;D


Digam lá se isto não é uma paz de alma!? A esta hora a pedalar em direcção a Santiago, a ouvir o sons da Natureza, quando não é a magnifica calma do silêncio, quebrado apenas pelas rodas a estalar a vegetação quebradiça e o cantar de alguns pássaros que anunciam a passagem do grupo!


E estas partes de descidas também são... dá pra libertar alguma adrenalina e despertar!


É mesmo antes de chegar a Redondela... é bom que tenham certa que os travões funcionam... aqui desce bem!

Mas lá chegamos a Redondela, ainda cedinho, e fazia um frio de rachar!
Aqui estamos mesmo em frente do Albergue de peregrinos... ainda fechado, e ainda ninguém punha o nariz de fora!... Mas não íamos ficar mesmo, foi só procurar onde tomar um café pra botar algo quente pra dentro do peito!




E seguimos então viagem... e agora rumamos para segunda subida de respeito (antes de Pontesampaio) e que eu acho que é uma das zonas mais bonitas, já que ruma em direcção a Ria de Vigo e dá-nos umas imagens... Quando passarem por lá não poupem os cartões! No planeamento que vi, estarão a passar por lá na tarde do 2º dia, com o Sol a ir em direcção ao Mar... As fotos poderão ficar muito boas! No Outono esta zona é bonita com o matizados do amanhecer, de Inverno é a qualquer hora!


Para além das fotos, deixem uma mensagem... Esta baliza está lá sempre com a Ria de Vigo por trás!




Descendo... e depois subindo um pouco, praticamente estamos as portas de Pontesampaio, que tem uma ponte na foz do rio Verdugo (Carrasco!) na Ria de Vigo, esta ponte faz parte da Via Militar Romana XIX


Mas depois de subir as quelhas de Pontesampaio, baixamos... e encontramos após uma ponte de metal (substituiu uma ponte em arco antiga que desabou! :( ) uma calçada romana da Via XIX que é de respeito, mas linda, ao olhar as pedras marcadas pelas passagem de rodas de carroças ao longo dos séculos...


E subimos mais um "pouquiño" como nos dizem os aldeões antes de seguir para Pontevedra!




Aproveitar o fim das subidas para re-agrupar!


E como se sabe... tudo que sobe, "desce"!


E vamos cruzando-nos com outros peregrinos que viram a mesma oportunidade que n´so com os dias de Carnaval


E já lá estamos quase em Pontevedra!


Chegamos, e decidimos almoçar qualquer coisa rápida, mas aproveitando estar em Pontevedra numa praça muito bonita!




A fundo vêm a Capela de la Virgen Pelegrina (edifício redondo)


Depois dos morfos, lá seguimos viagem atravessando a Ria


Passando agora por caminhos estreitos e alguns largos, mas todos muito belos




Inverno, mas já se vêem as Mimosas floridas... sem crise... fica mais belo!




Um pouco antes de chegar a Caldas de Reyes...


Ao chegar a Caldas de Reyes, apara além de mais um lanchinho houve tempo para matar as bactérias dos pés, relaxar na fonte termal...




Que tal?... ;D ainda há mais!

Caelestinum

  • Recém-chegado
  • *
  • Mensagens: 41
  • Popularidade: +4/-0
    • Ver Perfil
Re: Camino Português Fev.2012
« Responder #10 em: Março 20, 2012, 02:46:09 »
Quer dizer... o passeio estava tão bom... que começamos a ver que o tempo começava a escassear! saímos de Caldas de Reyes a espigar com andamento forte porque queríamos passar Padrón e chegar a Teo, mas antes de chegar a Caldas de Reyes (já me esquecia!) há um Caminho em Brialhos muto bonito para umas fotos junto a um ribeiro...




As passagens até Padrón também são divinas... mas não houve grande tempo para parar... até porque a luz já não era grande coisa para fazer umas fotos fixolas! Alguma coisa há, mas é nas zonas com mais luz a abertas, pois as zonas mais fechadas pela floresta é que são belas!... Já estamos próximos







Mas o mais chato, foi o final desta etapa... >:( quando chegamos já sem luz de dia a Teo, cansados, suados com frio... mas o Albergue, que julgo ser o melhor do Caminho Português(minha opinião claro!) estava a pinha, e havia inclusive peregrinos a pé a ter de dormir no hall de entrada... o clima era de festa com cânticos, mas devem imaginar que quando precisamos de descansar e relaxar dizerem-nos que não há lugar... :o

Bom nada  fazer, deram-nos indicação de seguir para encontrar uma Hostal no Caminho... andamos as escuras cerca de uma hora ou pouco mais, até avistei uma placa que indicava uma Casa Hostal "Casa do Cruceiro" pedi ao grupo que me aguardasse para eu poder indagar, e assim foi, saí do Caminho e fui a procura do sítio... descia como o raio, e eu só pensava que se não encontrasse teria que fazer aquela subida todo de volta, encontrei a casa... quase fechada, bati a porta, atendeu-me um casal meio desconfiado ??? ... mas ofereceram-nos camas em quartos duplos, com pequeno-almoço e como disse-lhes que ainda não tínhamos jantado, comprometeram-se em arranjar alguém que nos viria buscar até ao restaurante pra jantar, e levar-nos de volta a Hostal... e assim foi, não tive de subir aquilo tudo (ficava para o aquecimento do ultimo dia!) liguei por tlm a outro companheiro, dei-lhe indicações... e imaginem, ficamos por 29€ cada, numa casa de turismo rural com cavalos e recomendada pelo Guia Michelin... se quiserem ver tem aqui o link: www.casadocruceiro.com

Santiago não deixa ninguém ao relento...  ;D
tomamos banho e aguardamos pelos tipos do restaurante...


Para além de hidratar bem, comemos um perna de borrego que estava fantástica!... e os tipos do restaurante foram levar-nos de volta... Também... acho que nenhum ia conseguir encontrar o caminho de volta!


Foi muito bom depois do esforço encontrar um bom sitio para ser acolhido!
O nosso percurso do 3º dia... 95kms com um acumulado de subida de 1358m... nada mau! E com final feliz!

anarciso

  • Peregrino entusiasta
  • ***
  • Mensagens: 207
  • Popularidade: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Camino Português Fev.2012
« Responder #11 em: Março 20, 2012, 15:31:18 »
Fantástico  ;D É por essas e por outras que nunca fiquei em albergues depois como vou sempre no Verão há mais Peregrinos a pé e na minha opinião os albergues são para eles claro.
Cumprimentos
António Narciso
Caminho Português-Porto Santiago- 2009,2010,2011,2012 e 2013 novamente em 2014 Caminho Francês para Santiago em  2015

JonhyR

  • Peregrino iniciante
  • **
  • Mensagens: 82
  • Popularidade: +2/-0
    • Ver Perfil
    • 4 Pares de Solas
Re: Camino Português Fev.2012
« Responder #12 em: Março 20, 2012, 18:12:24 »
Uma vez mais espevitas a vontade de fazer o "Camino", realmente na altura em que vamos a paisagem deve de estar simplesmente fantástica.
Tenho de arranjar uns quantos cartões grandes... ::) ;D

psi20

  • Peregrino iniciante
  • **
  • Mensagens: 78
  • Popularidade: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Camino Português Fev.2012
« Responder #13 em: Março 20, 2012, 18:51:25 »
essas fotos deixam mesmo agua na boca :) excelente relato
A Comunicar da Cidade Mais Alta

www.psi20.blogspot.com

Rita Miranda

  • Recém-chegado
  • *
  • Mensagens: 17
  • Popularidade: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Camino Português Fev.2012
« Responder #14 em: Março 20, 2012, 20:33:53 »
Muito bom!!

Até fiquei com um nervoso miudinho...