Votação

Qual é a sua forma preferida de transportar a sua bagagem nos Caminhos que já percorreu?

Alforges
4 (25%)
Mochila
11 (68.8%)
Outra
1 (6.3%)

Votos totais: 16

Tópico: Mochila ou alforges?  (Lida 12761 vezes)

norberto

• Administrador
  • Peregrino entusiasta
  • Popularidade: +3/-0
  • The Journey is the Destination
    • Ver Perfil
    • Rumo a Santiago
Mochila ou alforges?
« em: Março 13, 2012, 18:58:45 »
Qualquer travessia dos Caminhos em autonomia implica uma óbvia decisão: como transportar a bagagem, em alforges ou em mochila?

Aquando da organização da minha travessia do Caminho Francês em 2011, ponderei as duas hipóteses, sendo que no final a escolha recaiu sobre a mochila.
Nesta ligação poderão ver uma análise mais pormenorizada das mochilas que eu e um dos companheiros que partilhou a aventura comigo usámos no Caminho Francês.

Este dilema é sempre uma questão pessoal. Já falei com bastantes pessoas que apreciam travessias de longa distância em bicicleta e as opiniões são muito diversas. No meu caso em particular, a opção da mochila foi motivada pelos seguintes fatores:
  • versatilidade (uma mochila pode ser usada também em caminhadas);
  • custo (os alforges são sempre mais caros - bolsas + estrutura);
  • peso (o material dos alforges e a própria estrutura acrescentam bastante mais peso, além de favorecerem a tendência de levar mais coisas);
  • alteração do comportamento dinâmico da bicicleta;
  • poucas opções disponíveis no mercado para bicicletas de suspensão total.
Confesso que iniciei a travessia com algum receio de chegar ao final da aventura com uma dor de costas insuportável. A verdade é que não só isso não aconteceu, como senti que a viagem foi como que uma terapia postural para mim (o meu trabalho implica longas horas sentadas ao computador, numa postura nem corporal sempre a mais correta). Transportei cerca de 8.5KG de material (incluindo algumas coisas de nutrição, tais como barras energéticas, produto para batidos de proteína e recuperadores) mais cerca de 2L de água durante 11 dias e a única coisa que se ressentiu um pouco foi mesmo o rabo (que poderia ter sido poupado caso tivesse aplicado um creme anti-fricção antes de me começar a doer.

Como o Caminho Francês tem alguns percursos mais técnicos (single tracks, pedras, raízes, locais estreitos, etc), a mochila foi também uma mais valia. A bicicleta em si mantém o comportamento, mesmo tendo em conta que o centro de massa do conjunto (bicicleta + ciclista) está um pouco mais elevado. Os alforges mudam por completo esse cenário e acabam por retirar um pouco da diversão de certas partes do percurso :) .

Na minha próxima aventura (marcada já para este verão, na travessia da Via de la Plata) a opção volta a ser a mochila. Serão pelo menos 15 dias de mochila às costas e espero dar-me tão bem com esta solução como no ano passado.

Onde os alforges podem ser uma solução inevitável é talvez em travessias mesmo muito longas em locais com menos recursos onde a plena autonomia é necessária (tenda incluída). Aí a necessidade de transportar mais material coloca de parte a opção da mochila, porque suspeito que mais do que 12 - 13 KG em cima das costas já possam fazer-se sentir demasiado.

Para quem está a ponderar fazer travessias mais pequenas, como é o caso da maior parte dos Caminhos Portugueses (que se fazem em 3 - 4 dias), aconselho vivamente a ponderarem a opção da mochila se ainda não têm o equipamento comprado.

E quanto aos nossos companheiros do fórum, qual é a vossa forma preferida para transportar a vossa bagagem nos Caminhos que já percorreram?
The Journey is the Destination!

anarciso

• Peregrino entusiasta
  • Popularidade: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Mochila ou alforges?
« Responder #1 em: Março 13, 2012, 22:46:55 »
Mochila, sempre  ;D
Razões:
 Manobro melhor a bicla em comparação com os alforges
 Quando paro o conteúdo vem sempre comigo
 Obriga a um trabalho de casa mais cuidado, não levo nada a mais
 Preço e a variedade nas aplicações fora das travessias

« Última modificação: Março 13, 2012, 22:50:33 por anarciso »
Cumprimentos
António Narciso
Caminho Português-Porto Santiago- 2009,2010,2011,2012 e 2013 novamente em 2014 Caminho Francês para Santiago em  2015

psi20

• Peregrino iniciante
  • **
  • Popularidade: +0/-0
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Março 14, 2012, 11:43:15 »
estando prevista a minha participação no caminho Porto - Santiago este ano que mochila recomendam?
andei a ver e encontrei estas a bom preço embora com capacidades diferentes.

FORCLAYZ 40 - CAPACIDADE 40LT
http://www.decathlon.pt/PT/forclayz-40-170608677/#INFO-DETAIL

FORCLAZ 30 AIR  - CAPACIDADE 28LT
http://www.decathlon.pt/PT/forclaz-30-air-6832754/#INFO-DETAIL

« Última modificação: Março 14, 2012, 14:01:27 por norberto »
A Comunicar da Cidade Mais Alta

www.psi20.blogspot.com

anarciso

• Peregrino entusiasta
  • Popularidade: +5/-0
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Março 14, 2012, 12:34:17 »
Olá,
 Na minha opinião a de 40 é exageradamente grande, quanto á de 30 não está mal mas para o Caminho Português chega-te uma de 25. A minha que já foi a Santiago por 3 Vezes (da primeira vez levei uma emprestada de 20l) é de 25l http://www.decathlon.pt/PT/forclaz-25-air-117155789/  esta e não consigo enche-la na totalidade, claro tenho algum cuidado na escolha do que vou levar, nunca levei nada que não utilizasse mas também nunca me faltou nada  ;D
« Última modificação: Março 14, 2012, 12:36:39 por anarciso »
Cumprimentos
António Narciso
Caminho Português-Porto Santiago- 2009,2010,2011,2012 e 2013 novamente em 2014 Caminho Francês para Santiago em  2015

psi20

• Peregrino iniciante
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Março 14, 2012, 12:38:47 »
eu gostei da de 28lt a diferença de tamanho nao deve ser nada de especial, vou dar um pulo à loja :)

www.psi20.blogspot.com

norberto

• Administrador
  • Peregrino entusiasta
    • Ver Perfil
    • Rumo a Santiago
« Responder #5 em: Março 14, 2012, 14:01:05 »
Tens também a gama Trail, que tem uma aparência e estrutura mais semelhante a um camelbak do que a uma mochila clássica.
Aqui tens o link para a versão de 27 litros: http://www.decathlon.pt/PT/diosaz-27-raid-68810330/

Para travessias pequenas, 27 litros chegam e sobram. Mesmo a minha de 35 litros tinha algum espaço por usar (em especial na bolsa do topo, para não me bater no capacete) e andei por lá 11 dias.

psi20

• Peregrino iniciante
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Março 14, 2012, 14:10:30 »
só é mesmo pena o preço :( tenho que dar um pulo à Decathlon e Sportzone e ver se encontro alguma coisa

www.psi20.blogspot.com

norberto

• Administrador
  • Peregrino entusiasta
    • Ver Perfil
    • Rumo a Santiago
« Responder #7 em: Março 14, 2012, 14:25:11 »
Pois, é um bocado mais cara que as outras opções, mas experimenta-as todas antes de comprares para veres qual é mais confortável. Fala com um funcionário para ver se é possível colocares lá uns pesos (correspondente ao que contas carregar às costas) para testares o conforto. Às vezes mais vale investir mais uns €€€ e adquirir algo que sirva a 100% o propósito.

Em Coimbra tens uma Sportzone outlet, que costuma ter produtos em promoção. Foi assim que comprei a minha Salomon Revo 35 (não chegou a 40€) e na altura aproveitei para comprar uma Salomon Revo Minim 30L (super leve, à volta de 600g) por 29,90€.

Há dois pormenores que te aconselho a avaliar na mochila: ventilação nas costas e rigidez da estrutura. Vais andar com a mochila encostada nas tuas costas muito tempo, pelo que é importante que haja espaço suficiente para o ar correr. Uma estrutura rígida, com um bom ajuste das alças da mochila, facilita a transferência do peso para a anca, onde é mais tolerável.

psi20

• Peregrino iniciante
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #8 em: Março 14, 2012, 14:26:32 »
obrigado pelas dicas :) por acaso sempre que vou a coimbra passo pela SZ outlet  ;D

www.psi20.blogspot.com

JonhyR

• Peregrino iniciante
  • **
  • Popularidade: +2/-0
    • Ver Perfil
    • 4 Pares de Solas
« Responder #9 em: Março 16, 2012, 19:05:47 »
Esta é a mochila que comprei para Fátima e será a que vou levar para o Camino
« Última modificação: Março 16, 2012, 19:06:41 por JonhyR »

psi20

• Peregrino iniciante
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #10 em: Março 16, 2012, 19:42:31 »

por acaso tb já espreitei essa mochila... que tens a dizer dela? é confortavel? as costas deixam circular o ar?

www.psi20.blogspot.com

JonhyR

• Peregrino iniciante
  • **
  • Popularidade: +2/-0
    • Ver Perfil
    • 4 Pares de Solas
« Responder #11 em: Março 16, 2012, 19:46:48 »
Olha, não te sei dizer muito porque como levamos carro de apoio não andei com ela. Mas os espaços que a tive nas costas pareceu-me servir. Agora é de notar que ia com saco cama e colchão. Desta vai só a roupa e o material necessario.

Caelestinum

• Recém-chegado
  • *
  • Popularidade: +4/-0
    • Ver Perfil
« Responder #12 em: Março 18, 2012, 21:59:26 »
Subscrevo na integra o que o Norberto descreveu. E também acho que para o Caminho a melhor opção é a Mochila. E digo-o por experiência própria. Em Fevereiro fiz o Caminho e a maioria (eu incluído) experimentou os Alforges, e de facto esta solução só me parece ser boa se a travessia for muito longa e sem BTT. A Bike com os Alforges em BTT tem um comportamento bastante diferente, e nas partes técnicas principalmente nas subidas com pedra, calçadas ou raízes... é um desatino! :-\ ...e poderíamos pensar, apear é mais fácil... também não! Preferia apear com a Mochila às costas!...

Outra verdade que foi referida pelo Narciso, tens tudo ao pé de ti... Onde fores tudo vai contigo!

estando prevista a minha participação no caminho Porto - Santiago este ano que mochila recomendam?
andei a ver e encontrei estas a bom preço embora com capacidades diferentes.

FORCLAYZ 40 - CAPACIDADE 40LT
http://www.decathlon.pt/PT/forclayz-40-170608677/#INFO-DETAIL

FORCLAZ 30 AIR  - CAPACIDADE 28LT
http://www.decathlon.pt/PT/forclaz-30-air-6832754/#INFO-DETAIL

Tenho a Forclaz 30 AIR e é bastante boa. Mas se pensar que precisas de mais espaço a Forclaz 40 também tem versão AIR, que é a melhor... Mas concordo com o Narciso, menos espaço obriga fazer melhor a previsão e racionalização, o corpo agradece durante a travessia. Quanto mais espaço tiveres disponível... há sempre qualquer coisa que "é capaz de fazer jeito!"

Quanto ao preço tens as mesmas mochilas vendidas na lojas da Koodza e estão a bom preço! ;)

Bom Caminho!

psi20

• Peregrino iniciante
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #13 em: Março 19, 2012, 12:53:01 »
pois koodza só em viseu, um dia destes tenho que lá dar um pulo :)

www.psi20.blogspot.com

Paulo Sergio

• Peregrino iniciante
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #14 em: Março 19, 2012, 18:59:55 »
Igual á minha, onde é que a compraste? ;D ;D ;D